segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Budô



Literalmente a palavra Budô significa “caminho do guerreiro” e serve para designar as ditas artes marciais, principalmente as de origem Japonesa. Não sei por qual motivo, mas este tipo de “esporte” sempre me seduziu mais que os outros, haja vista que nunca tive admiração pelo futebol, como a maioria de meus compatriotas, e a primeira que tive contato foi o Karatê-dô, lá no longínquo ano de 1990, fiquei fascinado e só não comecei a praticar imediatamente por estar com o braço engessado. Tirado o gesso meus pais arrumaram alguma maneira de me persuadir a adiar o início da prática, e sempre que eu voltava o assunto eles criavam outra maneira – eles não ficaram tão fascinados como eu, até que 7 anos depois ingressei na Academia Pequeno Felino, onde pratico Karatê-dô até hoje.
Nesse meio tempo, entrei e sai da APF por várias vezes, atualmente, treino apenas as sextas-feiras e sempre que possível. Estou praticando também Aikidô com o Prof. James, sempre aos sábados e estou escrevendo este texto por sugestão deste mestre. Nesses vários anos de prática aprendi muita coisa na APF e não somente a arte do Karatê-dô, o Sênsei Messias possui uma vasta sabedoria, que sempre compartilha com seus alunos, lembro claramente quando o vi demonstrar em apresentações técnicas de Aikidô que este havia aprendido com seu mestre e também de suas palavras quando disse que gostaria de treinar o Aikidô. “Cada passo que se dá em direção a arte, são na verdade dois passos e não apenas um, pois é como se você estivesse em frente a um espelho e a cada passo seu a arte também dá um passo”. Demorei bastante para compreender suas palavras e acho que isso se aplica não somente as artes marciais e sim a tudo na vida.
Em 2005, dei o primeiro passo – na verdade dois - em direção ao aprendizado do Aikidô, o terceiro passo demorou quase cinco anos e espero, sinceramente, que os próximos sejam mais breves. Futuramente, relatarei mais detalhadamente os progressos e falarei mais um pouco sobre o Aikidô e sobre minhas experiências com as artes marcias.

Nenhum comentário: