quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Raul Seixas, San Juan de la Cruz e otras cositas mas

É fato - para aqueles que me conhecem - que, desde muito tempo, tanto que eu nem sei quanto, admiro o trabalho do cantor e compositor baiano Raul Santos Seixas. Dentre as várias formas pelas quais fui, e ainda sou, influenciado por ele, uma delas, talvez a mais forte, que é oriunda da minha necessidade de entender totalmente suas músicas é a pesquisa da filosofia e da cultura que influenciaram esse artista a compor suas canções, ou seja de onde ele tirou suas idéias.
Não é preciso ser um grande conhecedor de suas músicas para perceber a constante influencia da literatura em seus versos - não a toa, Paulo Coelho, seu mais famoso co-autor, é hoje o autor brasileiro mais lido no planeta - Logo de cara vislumbramos "Gita" que foi inspirada no maior poema épico do mundo, o indiano Bhagavad-Gita, ou "Por Quem os Sinos Dobram", livro homonímo do consagrado escritor americano Ernest Hemingway, outro texto interessante, e que é o motivo de toda esta conversa é o poema abaixo transcrito do espiritualista San Juan de la Cruz:


"Que bem sei eu a fonte que mana e corre
Mesmo sendo noite!
Aquela eterna fonte está escondida.
Bem eu sei onde tem sua guarida,
Mesmo sendo noite!
Sei que não pode haver coisa tão bela
E sei que os céus e a terra bebem dela,
Mesmo sendo noite!
Sua origem não a sei, pois não a tem,
Mas sei que toda a origem dela vem
Mesmo sendo noite!
O fundo dela, sei, não pode achar-se;
Jamais por ela a vau pode passar-se,
Mesmo sendo noite!
É claridade nunca escurecida
E sei que toda a luz dela é nascida,
Mesmo sendo noite!
Tão caudalosas são as suas correntes
Que céus e infernos regam, mais as gentes,
Mesmo sendo noite!
Nascida de tal fonte, esta corrente
Bem sei que é mui capaz e omnipotente,
Mesmo sendo noite!
Das duas a corrente que procede
Sei que nenhuma delas antecede,
Mesmo sendo noite!
Aquela eterna fonte está escondida
Neste pão vivo para dar-nos vida,
Mesmo sendo noite!
Aqui está chamando as criaturas:
Desta água se saciem, e ás escuras,
Porque é de noite!
É esta a viva fonte que desejo
E neste pão de vida é que eu a vejo,
Mesmo sendo noite!"
O qual foi base para a composição da música "Água Viva", que a letra já foi publicada em outro post. Essa música, por mim considerada uma das mais belas, fez com que eu procurasse e descobrisse quem foi San Juan de la Cruz e lêsse seus textos. Certa vez, quando eu estava em minha busca por esse poema, fui até a livraria Paulinas situada na capital do estado. Confesso que não pretendia adquirir o livro com sua obra completa, estava apenas "curiando" pra ver se encontrava o poema, mas a primeira frase da introdução da obra, foi mágica e me deu o sinal para comprá-lo de imediato, com ela, quero encerrar a postagem de hoje:

"Deus é verdadeiramente misterioso nas suas obras..."

Nenhum comentário: