domingo, 26 de setembro de 2010

Viagem a Ipanguaçu

Semana passada participei de uma viagem da turma 2009.2 do curso de licenciatura em Física do IFRN campus Santa Cruz/RN da qual faço parte, o blog do walace publicou várias fotos do evento, conforme segue: 


O mais interessante no entanto eu só vim perceber depois, ocorre que no caminho entre Santa Cruz/RN (onde eu moro) e Ipanguaçu/RN, passamos por várias cidades e uma delas tem uma história no mínimo interessante, trata-se da cidade de São Rafael/RN, uma das poucas cidades no Brasil que foram  totalmente projetadas, deixa eu explicar melhor isso, ocorre que a cidade antiga se localizava numa região que ficou alagada e foi transformada em uma barragem, ainda é possível se ver a torre da igreja antiga como irrefutável prova do ocorrido.







foto: http://www.ferias.tur.br/cidade/7278/sao-rafael-rn.html


Mas afinal de contas, onde eu quero chegar com isso? bem, além do fato de que nesta barragem deve ter um dos mais bonitos pôr-do-sóis do mundo, essa história de cidade submersa me fez lembrar de uma das melhores histórias que já li, e que é o prólogo do livro Manual do Guerreiro da Luz do Magnífico e Imortal escritor Paulo Coelho, trata-se de uma ilha que afundou no mar depois de um maremoto e que possuía um belo templo com belos sinos no campanário, e que dizem que é possível escutar o dobrar dos sinos, é claro que eu não vou contar a história completa, quem se interessou aproveite e leia o livro completo. Eu nunca estive na barragem em São Rafael, mas eu acho que o sino foi retidado da igreja antiga, então acho que não dá pra ouví-lo dobrar das margens da barragem, o que é uma pena. Sei que algumas pessoas que estão lendo este texto devem estar se perguntando como eu fiquei sabendo disso, pois bem, há alguns anos eu tive acesso a um CD de um cantor natural de São Rafael/RN, e na contra-capa do albúm havia uma foto da barragem com a torre da igreja, trata-se do cantor e compositor Arleno Farias, autor de belas canções e de uma voz maravilhosa que lembra bastante a voz de Zé Ramalho que é sem dúvidas outro gênio da nossa Música Popular  É isso acho que já escrevi demais, vocês já devem estar cansados de ler...

Nenhum comentário: