terça-feira, 12 de outubro de 2010

Jogos...


Jogos x Vida

Desde crianças somos ensinados a montar quebra-cabeça, alguns gostam e aprendem a fazê-lo com maestria, outros não. Os que gostam passam a vida toda resolvendo e aumentado o seu quebra-cabeça diário, fazendo contas além do limite, criando conflitos desnecessários ou arrumando vários amores. Quem dera Deus tivesse me dado o dom de administrar e dominar meu quebra-cabeça, talvez eu não tivesse feitos escolhas que não eram minhas. Pior é a situação dos que são ruins com quebra-cabeça, mas insistem em fazer as coisas como os mestres, acabam se dando mal.
A vida pode ser totalmente comparada com um jogo, para alguns um quebra-cabeça como já comentado, mas pode ser comparada com vários outros tipos de jogos, como dominó – onde um pequeno erro gera uma reação em cadeia que desmorona tudo – ou ainda, o que eu mais gosto de comparar, o pôquer. O pôquer assim como a vida é um jogo, onde as apostas são altas, você nunca sabe de verdade tudo que seu oponente tem, ele pode ter uma ótima mão, como pode ser apenas um blefe, mas se sua capacidade de influenciar os outros jogadores for à maior dentre eles, você se tornará o rei e poderá fazer o que bem entender...
Há ainda jogos mais complexos, tais como: Xadrez e Dados. Numa partida de xadrez, o oponente tem que tentar perceber os próximos passos do oponente, prevendo reações e interferindo de maneira a dominar o tabuleiro, atacando quando defendendo e defendendo quando atacando, já no jogo de dados as únicas variáveis possíveis são o acaso e a sorte... parece que Deus deu a cada ser humano a oportunidade de decidir que jogo será jogado durante sua vida, e este escolheu baseando-se nas suas particularidades, mas eu compensação não deu o direito de interferir nos jogos dos outros, vamos jogar pessoal...

Nenhum comentário: